Gaudêncio Frigotto discute privatização e militarização das escolas (29/3)

Agenda

No próximo dia 29 de março às 9h acontece a palestra Racionalidade antidemocrática, privatização e militarização nas escolas, com o professor Gaudêncio Frigotto, especialista em políticas educacionais. O evento acontece no campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sala 232A e terá transmissão ao vivo. A organização é do Círculo de Leitura do Nesef (Núcleo de estudos e pesquisas sobre o ensino de Filosofia da UFPR) em paceria com o Movimento 29 de Abril, Platô Editorial e Erêyá (Grupo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação para as Relações Étnico-raciais da UFPR).

Frigotto: referência no debate sobre educação

Gaudêncio Frigotto é um dos mais proeminentes pesquisadores da área da educação e figura essencial no debate sobre política educacional no Brasil, destacando-se por sua crítica contundente aos modelos educacionais hegemônicos e sua defesa de uma educação emancipadora. Ele questiona a instrumentalização da educação, que a reduz a uma mera preparação para o mercado, e defende uma formação humana integral capaz de promover a reflexão crítica e a superação das desigualdades.

Frigotto tem sido um importante intelectual na resistência às políticas neoliberais, denunciando retrocessos e defendendo a educação pública e gratuita. Sua obra conecta teoria e prática, inspirando educadores e movimentos sociais a lutarem por uma educação que valorize a dignidade humana e a transformação social. Em um contexto de ataques à educação pública, sua contribuição reforça a importância da resistência e da luta por um projeto educacional comprometido com a justiça social e a emancipação humana.

Serviço

Palestra: Racionalidade antidemocrática, privatização e militarização nas escolas

Local: Campus Rebouças da UFPR (em frente ao Shopping Estação), sala 232A

Data: 29 de março

Horário: 9h

Entrada Franca – O evento também será transmitido ao vivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *